Centro Cultural Vale Maranhão abre inscrição para propostas culturais

Nesta quarta edição, serão selecionados de 40 a 44 projetos que irão compor a programação de abril de 2020 a março de 2021

Apresentação de espetáculos no Centro Cultural Vale Maranhão. Foto: Divulgação

O Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) está com inscrições abertas para a quarta edição do edital Pátio Aberto. O programa visa divulgar a produção de artistas maranhenses ou residentes no estado, nas áreas de música, artes cênicas, audiovisual e cultura popular. O prazo para inscrever propostas de shows, espetáculos ou mini eventos vai até o dia 29 de fevereiro.

Para inscrever uma proposta, os interessados devem enviar o projeto para o e-mail [email protected], postar pelo correio, ou entregar na recepção do CCVM, de terça a sábado, das 10h às 19h. O Centro Cultural Vale Maranhão fica localizado na Av. Henrique Leal, 149, na Praia Grande. O regulamento e o formulário do edital podem ser acessados clicando aqui.

Nesta quarta edição, serão selecionados de 40 a 44 projetos que irão compor a programação de abril de 2020 a março de 2021. Este ano, o CCVM vai lançar uma chamada pública de propostas de oficinas, portanto esta atividade deixa de ser prevista no edital Pátio Aberto.

Em suas três edições foram selecionadas 108 propostas de shows, espetáculos e oficinas que ocorreram no pátio da instituição, por onde já passaram artistas e realizadores de 18 municípios maranhenses, com espetáculos que contemplam todos os gêneros musicais (incluindo música instrumental), cultura popular e artes cênicas.

O programa Pátio Aberto representa hoje uma das maiores vitrines da cultura maranhense em São Luís, oferecendo programação diversificada e gratuita para o público, com eventos todas as quintas, integrando-se ao calendário cultural da cidade, que atrai tanto o público local como turistas.

Em 2019 foram 32 shows e apresentações de cultura popular, dois espetáculos de teatro, cinco oficinas, duas mostras de audiovisual, um evento de moda e dança africana e um mini festival de artes visuais.

Ao falar sobre o programa, a curadora do CCVM, Paula Porta, diz que “o edital é igualmente importante para o público – que vai sendo formado pela diversidade da produção a que tem acesso – como para os artistas que encontram um palco qualificado e, além do cachê, ainda recebem o registro em vídeo e fotos de sua apresentação, material importante de divulgação, que ajuda a abrir outras portas. A cada ano temos expectativa que a informação chegue mais longe para termos participação cada vez maior do interior, disseminando oportunidades”, comenta.


Curta a página do Portal Matraca no Facebook, siga-nos também no Instagram Twitter, e acompanhe-nos também no LinkedIn. Informações e sugestões de reportagens, envie para o nosso WhatsApp(98) 98512-7130.