BAIXADA – Nas últimas semanas, diversos Conselhos Tutelares de várias cidades da Baixada Maranhense emitiram comunicados de alerta à população sobre tentativas de sequestros de crianças e adolescentes na região.
Nas redes sociais e em grupos de aplicativos de trocas de mensagens instantâneas, os áudios e os comunicados dos órgãos viralizaram, o que deixou a população em alerta e, consequentemente, com medo.
Nesta quarta-feira (27), o delegado regional de Viana, Jesimiel Alves, falou sobre os supostos sequestros na região.
Sobre o caso, “a notícia de que uma quadrinha especializada em sequestro de criança estava atuando em todo o estado do Maranhão, não encontramos nenhuma ocorrência noticiando sequestro de criança e nem de crime similar.”, a declaração foi dada ao programa Balanço Geral – Edição Baixada, da TV Maracu, de Viana.
Os Conselhos Tutelares das cidades de Olinda Nova do Maranhão e Vitória do Mearim foram os primeiros a publicarem os comunicados. Na semana passada, o mesmo foi feito pelos órgãos dos municípios de Matinha, Penalva e São João Batista, além de outras cidades da região.
Diante do ocorrido, diz o delegado, “viemos tranqüilizar e dizer para todos, que não há na nossa regional nenhuma atuação de grupo especializado no sequestro de crianças, e nem atuação individual de indivíduos praticando tais crimes.”
A declaração foi dada depois de uma reunião com os delegados das cidades que integram a 6ª Delegacia da Regional de Viana, que se estende dos municípios de Arari a Cajapió.
Segundo o delegado Jesimiel Alves, todos os delegados das cidades de Arari, Vitória do Mearim, Penalva, Matinha e São João Batista confirmaram que não há ocorrências de sequestro de criança nesses municípios.