Em Matinha, Sala do Empreendedor apresenta serviços oferecidos à população

Em parceria entre Prefeitura e Sebrae, espaço oferece orientação e formação para empreendedores.

Augusto Bento Serra durante palestra na Sala do Empreendedor em Matinha. Foto: Leonardo Azevedo.

Nesta quinta-feira (20), foi apresentado os serviços oferecidos pela Sala do Empreendedor em Matinha, o espaço oferece orientação e formação para empreendedores do município para transformarem em realidade as suas ideias de negócios.

A Sala do Empreendedor faz parte do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae Nacional, que tem o objetivo de oferecer aos municípios soluções para transformarem as suas realidades através da implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos, como incentivo e apoio ao micro e pequeno empresário, integrando gestão pública e pequenos negócios em cidades espalhadas por todo o Brasil.

No município, o programa conta com a parceria da Prefeitura e orientação do Sebrae Maranhão, e por meio da rede de apoio das duas instituições, o empreendedor matinhense pode agora dar início a formalização, alteração e baixa do (MEI), emissão e impressão de boletos (DAS-MEI), emissão de certificado (MEI), emissão de cartão (CNPJ), ativação de empresa (MEI Comércio), declaração anual simplificada (DASN-SINE), informações e cadastro de MPE e MEI para participação de Licitação em órgão públicos, informações e cadastro sobre oficinas, cursos e palestras do Sebrae, Senai, Senar e outros parceiros.

“A Sala do Empreendedor é de fundamental importância para o desenvolvimento econômico da cidade, e os serviços que oferecemos vêm para facilitar, de forma que o micro empreendedor tenha um espaço onde ele venha buscar orientação e capacitação para desenvolver o seu negócio, de forma que ele possa crescer com o nosso apoio e políticas de desenvolvimento”, disse Kelli Cutrim, Agente de Desenvolvimento do Município de Matinha.

Formalizado, o empresário tem uma série de vantagens, como acesso às linhas de crédito, por exemplo. “o empresário legalizado pode prestar serviço para uma prefeitura, pode participar de uma licitação, pode emitir nota fiscal, comprar direto de fornecedores (indústria e distribuidoras), além de ter acesso a crédito junto a instituições financeiras, o que não ocorre se ele não for formalizado, porque os bancos têm a garantia e mais segurança ao ofertar um plano de financiamento, sem contar que o empreendedor formalizado conta como uma rede de apoio de diversas instituições”, explica Augusto Bento Serra, Consultor do Sebrae Maranhão.

Simultâneo a programação da Sala do Empreendedor, os professores da Escola Joaquim Inácio Serra, recebem também um treinamento para lecionarem a disciplina de Empreendedorismo por meio da metodologia “Jovens Empreendedores e Primeiros Passos”. O Município de Matinha adotou na grade curricular a disciplina de Empreendedorismo, para orientar os estudantes sobre o mundo dos negócios e assim buscarem ideias transformadoras, a entrega dos certificados acontece nesta sexta-feira, dia 21 de fevereiro. A Sala do Empreendedor fica localizada na Rua Amaral, no centro da cidade.


Curta a página do Portal Matraca no Facebook, siga-nos também no Instagram Twitter, e acompanhe-nos também no LinkedIn. Informações e sugestões de reportagens, envie para o nosso WhatsApp(98) 98512-7130.