Matinha e Olinda suspendem carnaval e anunciam novas medidas de enfrentamento à Covid-19

Linielda Nunes Cunha, Prefeita de Matinha, e Conceição Cutrim, Prefeita de Olinda Nova. Foto: Reprodução.

BAIXADA – A prefeitura de Matinha anunciou a suspensão de todos os eventos que possam gerar aglomerações e cancelou também a realização das festas oficiais de carnaval em 2021. O novo Decreto Municipal com as novas medidas de enfrentamento à Covid-19 foi publicado nesta segunda-feira, 1 de fevereiro.

Segundo o documento, as medidas podem ser prorrogadas. O feriado de 15 de fevereiro, data do aniversário da cidade ficou mantido. Matinha registra nove casos ativos de Covid-19, oito mortes e 363 recuperados.

A decisão segue a recomendação do Ministério Público do Maranhão (MP-MA) e do Governo do Estado, medidas que estão sendo aos poucos anunciados pelos prefeitos da região.

Em Olinda Nova do Maranhão, a prefeita Conceição Cutrim também anunciou novas medidas de enfrentamento à pandemia nesta segunda, e assim como Matinha, o município também suspendeu todos os eventos que possam ocasionar qualquer tipo aglomeração, durante o período pré-carnavalesco e durante o carnaval.

Entre as novas medidas, destacam-se o uso obrigatório de máscaras, suspensão das licenças para grandes eventos e a regulamentação do horário de funcionamento do comércio, das 07h às 18h para mercados, feiras, padarias, panificadoras, quitandas e congêneres, e das e 07h às 20h para supermercados.

Ainda segundo o documento, ficam permitidas, desde que observadas às regras, a práticas esportivas ao ar livre, assim como cultos religiosos, missas e reuniões espirituais.