Prefeitura de Viana realiza cadastro cultural de artistas e entidades do município

Prefeitura realiza cadastro cultural de artistas e entidades
Foto: Divulgação.

VIANA – A prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, está realizando o cadastro de artistas e entidades ligadas à cultura do município.

O objetivo é compor um banco de dados específico visando um mapeamento dos artistas, produtores e espaços culturais do município e seguimentos que visem potencializar e fortalecer a cena cultural do município.

Segundo a Superintende da Cultura, Ana Carolina de Sousa, o mapeamento cultural e artístico do município de Viana é a primeira de duas etapas do processo de criação do Cadastro Municipal de Cultura. “É indispensável que todo seguimento participe do mapeamento para que a segunda etapa que é a criação do cadastro municipal, tenha êxito.

O formulário de mapeamento encontra-se disponível para preenchimento do dia 01 a 15 de março, no prédio da Sefaz, na Travessa Estevão Rafael n° 207 – Centro, de segunda à sexta, das 8:30h as 12h

Devem fazer o cadastro artistas, técnicos, produtores, artesãos, espaços culturais, cooperativas, associações culturais, dentre outras designações culturais do município.

SEGUNDA ETAPA

Após o resultado do mapeamento por amostragem, será aberto chamamento público para o cadastramento dos seguimentos mapeados, de acordo com suas especificidades. Nessa etapa, os profissionais e entidades deverão trazer os documentos solicitados e preencher formulário de credenciamento para assim concluir seu cadastro cultural no município.

Através do cadastro municipal de cultura é possível participar do calendário anual de ações culturais promovidas pela prefeitura de Viana; garantir reconhecimento através do certificado de mérito cultural municipal; participar de oficinais, cursos e palestras voltadas à capacitação cultural, empreendedorismo e economia criativa; participar de projetos e programas de fomento a cultura e apoiar as discussões junto ao poder público na implantação e execução de projetos e ações emergenciais. Data prevista: 26 de março (passível de alteração).