BAIXADA – Durante um almoço nesta quinta-feira (20), o Presidente do Fórum em Defesa da Baixada, Expedito Moraes, acompanhado dos forenses Antônio Valente, Alberto Muniz e Ana Creusa trataram de parceria na busca de possibilitar que vários municípios da Baixada possam aprender as técnicas de cooperativismo na criação de peixes e outros arranjos produtivos, que poderiam utilizar-se da expertise da Associação dos Produtores de Pescados de Itans, comunidade localizada em Matinhas (MA), que é uma das responsáveis por transformar o povoado em um polo de piscicultura no Estado.
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS
O Presidente da Associação Carlos Pinheiro Gomes, o Cibaleno, que estava acompanhado de Júlio Pinheiro, Vice-Prefeito de São Luís, que é filho de Itans e participou de todas as atividades de pescaria tradicional no Povoado. Cibaleno encantou os forenses com várias histórias que alicerçaram o trabalho dos associados, baseada especialmente no conhecimento, no domínio das técnicas de implantação, manejo, e atividades de comercialização com resultados para todos. Disse que não tem condições de atender à demanda. Que pretende incrementar a atividade de exportação, mas não tem produto suficiente, o que justifica o seu interesse em difundir a técnica de piscicultura a mais municípios.
Ficou combinado que, oportunamente, o Fórum da Baixada e a Associação de Itans possam estabelecer parcerias. Inclusive, o Presidente do FDBM pretende verificar a possibilidade de uso das instalações de uma escola que fica entre os municípios de Miranda e Arari, para que sejam ensinadas as técnicas de cultivo de vários produtos, para os quais a Baixada Maranhense tem vocação e que faz parte de vários planejamentos esparsos em vários órgãos como SEBRAE, SENAR e outros.
Curta a página do Portal Matraca no Facebook, siga-nos também no Instagram e Twitter, e acompanhe-nos também no LinkedIn. Informações e sugestões de reportagens, envie para o nosso WhatsApp: (98) 98512-7130.