Famílias quilombolas recebem cadastro ambiental rural em Pedro do Rosário

O CAR garante o acesso do agricultor e agricultora familiar às políticas públicas, assim como o crédito. Foto: Reprodução.

PEDRO DO ROSÁRIO – Nesta sexta-feira (15), às 9h, o Governo do Maranhão, por meio do Sistema da Agricultura Familiar do Estado (Agerp, Iterma e SAF), promove a entrega de recibos do Cadastro Ambiental Rural para 77 famílias quilombolas de povoados do município de Pedro do Rosário.

Além das famílias beneficiadas, o evento contará com as presenças do presidente da Agerp/MA, Júlio César Mendonça, do prefeito de Pedro do Rosário, Toca Serra e demais autoridades municipais.

As comunidades beneficiadas são: Quilombo Onça, Povoado Palmeirinha, Povoado Cocal, Povoado Quari Quari, Povoado Bela Vista, Povoado Canajuba e Povoado Fala Só.

O Cadastro

O Cadastro Ambiental Rural é o registro do domicílio que garante o acesso do agricultor e agricultora familiar às políticas públicas, assim como o crédito. No Maranhão, o programa é executado pela SAF, com o apoio dos Escritórios Regionais da AGERP. 

Desde dezembro de 2019 o Governo do Estado deu início ao CAR em todo o estado, por meio do projeto Mais Sustentabilidade no Campo, e conta com investimentos do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apoiado pelo Fundo Amazônia.

Serão realizados cadastros nos 217 municípios para agricultores familiares individuais e territórios coletivos, como as comunidades quilombolas, quebradeiras de coco, extrativistas, pescadores e assentamentos estaduais.


Curta a página do Portal Matraca no Facebook, siga-nos também no Instagram Twitter, e acompanhe-nos também no LinkedIn. Informações e sugestões de reportagens, envie para o nosso WhatsApp(98) 98434-5425.