MATINHA – Sebrae e Prefeitura de Matinha dão continuidade à parceria que vem favorecendo os empreendedores locais e, dessa vez, o Turismo está em foco. Por meio da Sala do Empreendedor, Secretaria de Meio Ambiente e Turismo e Secretária de Cultura estão sendo desenvolvidas no município ações integradas para fomentar a cadeia produtiva do turismo com o objetivo de inseri-lo no Polo Turístico Lagos e Campos Floridos. Em breve, o Portal Matraca vai publicar uma matéria especial sobre o tema.
Na última terça-feira, 25, em reunião de sensibilização, realizada em Matinha, os dois parceiros destacaram as ações e apresentaram o diagnóstico das potencialidades turísticas na região e os setores que podem ser trabalhados para atrair visitantes e, assim, promover a geração de mais emprego e renda para os matinhenses.
Durante a reunião, que contou com a participação de representantes dos órgãos envolvidos, sociedade civil organizada e empreendedores, a prefeita Lenielda Cunha destacou a aprovação da Lei Municipal do Turismo como passo importante para a implementação do setor, em Matinha.
Maurício Leite, gerente regional do Sebrae em Santa Inês, informou que já serão iniciadas visitas técnicas nas localidades mapeadas no diagnóstico e previstas capacitações das pessoas que irão atuar na prestação de serviços turísticos, a fim e padronizar o atendimento aos visitantes que terão a oportunidade de conhecer as belezas naturais de Matinha e a hospitalidade de sua gente.
Lagos e Campos Floridos
A região pantaneira conhecida como Baixada Maranhense é uma área formada por vastos campos naturais, cerrados, babaçuais, lagos, rios e estuários que se estendem por 14 municípios: Cajari, Conceição de Lago-Açu, Lago Verde, Matinha, Monção, Pindaré-Mirim, Penalva, São Bento, São Vicente de Férrer, Viana, Vitória do Mearim, Pedro do Rosário, Arari e Santa Inês.
Com este rico ecossistema, não é à toa que os principais atrativos do Polo Lagos e Campos Floridos sejam os fenômenos e as belezas naturais. A região se destaca com a pororoca do rio Mearim (Arari), onde há campeonatos de surf; o Lago-Açu (Conceição do Lago Açu) – o segundo maior lago de água doce da América do Sul; a Reserva Florestal Paraíso (Monção) – uma mata amazônica preservada com trilhas e lagos e as fantásticas Ilhas flutuantes do Lago Formoso (Penalva).