MATINHA – A professora e ex-secretária de educação Maria Zilda Cantanhede tomou posse como a nova presidente da Academia Matinhense de Ciências, Artes e Letras (AMCAL). A cerimônia de posse da nova diretoria aconteceu neste sábado (28), no salão da Arena Mix, em Matinha.
A solenidade foi prestigiada por autoridades locais e de municípios vizinhos, parentes, amigos e convidados dos membros da AMCAL.
Zilda Cantanhede foi eleita presidente da AMCAL no final de julho em uma cerimônia híbrida, presencial e online, e fica à frente da instituição no biênio 2021-2023, e dá continuidade à gestão do ex-presidente, César Brito, que esteve no comando da instituição durante dois mandatos consecutivos.
Em seu discurso, Zilda Cantanhede agradeceu o trabalho desenvolvido pelo colega e ex-presidente da AMCAL, César Brito, e deu também as boas vindas os novos membros da instituição.
Novos membros na Academia Matinhense de Ciências, Artes e Letras
Além da posse da nova diretoria, três novos membros foram empossados, são eles: Samia Djana Amaral Cantanhede Almeida, Hans Myler Silva Cutrim e José Evandro Costa Cantanhede.
Maria Zilda Cantanhede
Maria Zilda Costa Cantanhede nasceu no dia 01 de fevereiro, no povoado Santa Isabel, zona rural da cidade de Matinha. É filha da professora Pedrolina Costa Cantanhede e Justino Paiva Cantanhede, já falecidos.
Tem formação acadêmica em Letras e Filosofia. Especialista em Linguística, Educação do Campo e Educação Pobreza e Desigualdade Social, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Já foi Secretária Municipal de Juventudes, Mulheres e Educação. Hoje é Gestora Geral Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – Unidade Plena São Vicente Férrer.
Maria Zilda Costa Cantanhede também é cronista, revisora de textos projetista, articulista, com artigo sobre evasão escolar publicado pelo Ministério da Educação (MEC), em 2020, e tem crônicas publicadas em antologias.