MATINHA – A Associação de Pescadores e Pescadoras, Piscicultores, Aquicultores e Agricultura Familiar do Município de Matinha (ASSOPEMA), se manifestou neste sábado (11) sobre os supostos casos de síndrome relacionada ao consumo de peixes.
O comunicado da instituição veio para acalmar o mercado e o consumidor na região da Baixada Maranhense, e dos compradores espalhados em todo o estado do Maranhão.
Nos últimos dias, após casos confirmados da Síndrome de Haff, conhecida como doença da urina preta, nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará e Pará, se intensificaram os rumores de que o peixe proveniente da piscicultura também estaria contaminado. Até o momento, nenhum dos casos confirmados está relacionado com peixes criados em piscicultura.
“Como instituição que preza pela qualidade do pescado que produz, garantindo segurança alimentar e nutricional, viemos alertar o consumidor maranhense que o peixe da piscicultura criado em Matinha é seguro, saudável e saboroso”, diz o comunicado.
No município de Penalva, um vídeo compartilhado nas redes sociais afirmando que o pescado da cidade estaria contaminado rivalizou. Neste sábado, consumidores no Mercado Municipal de Matinha foram resistentes na compra do peixe vindo dos pescadores penalvenses.
O escurecimento da urina característico da doença de Haff é provocado pela rabdomiólise – uma ruptura do tecido muscular que libera uma proteína tóxica na corrente sanguínea.
Segundo o Ministério da Saúde, a doença é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes ou crustáceos, quando eles não são acondicionados de maneira adequada.
Ainda segundo o comunicado, a ASSOPEMA tentou tranquilizar os consumidores, “Consuma sem medo, porque o peixe é a base da nossa alimentação, e estaremos aqui produzindo pescado sempre dentro dos mais rígidos padrões de qualidade”, finalizou a nota.
Leia a nota completa
Nota de Esclarecimento
A Associação de Pescadores e Pescadoras, Piscicultores, Aquicultores e Agricultura Familiar do Município de Matinha, diante da grande repercussão dos casos de urina preta, vem a pública informar que nenhum dos casos confirmados está relacionado com peixes criados em piscicultura.
Como instituição que preza pela qualidade do pescado que produz, garantindo segurança alimentar e nutricional, viemos alertar o consumidor maranhense que o peixe da piscicultura criado em matinha é seguro, saudável e saboroso. Consuma sem medo, porque o peixe é a base da nossa alimentação, e estaremos aqui produzindo pescado sempre dentro dos mais rígidos padrões de qualidade.