Na sessão desta quinta-feira (22), o plenário da Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei nº 359/2023, de autoria do deputado Rodrigo Lago (PCdoB), que eleva o Encontro de Bumba Meu Boi Sotaque da Baixada da cidade Matinha à condição de Patrimônio Cultural do Estado e institui o dia estadual em referência à festa, incluindo-a no calendário oficial de eventos do Estado. A matéria segue para sanção governamental.
A data escolhida para a comemoração do Dia Estadual de Encontro de Bumba Meu Boi Sotaque da Baixada do município de Matinha, dia 26 de junho, coincide com a culminância dos festejos no Maranhão, quando se concentram as apresentações de grupos de bois de todos os sotaques.
A festa no município acontece há 46 anos e, desde o ano de 2010, foi transformada em feriado municipal, denominado de Dia do Folclore Matinhense. Segundo o deputado Rodrigo Lago, o objetivo é reconhecer a importância dessa festa na Baixada Maranhense.
“Entendemos que o pleito sugerido constitui oportunidade de admitir oficialmente o valor estadual dessa rica manifestação da cultura maranhense e brasileira, incentivando a sua prática, e permitir conhecê-la e reconhecê-la como elemento fortalecedor da identidade do nosso povo”, destacou o deputado Rodrigo Lago.