SÃO LUÍS – Inovação e empreendedorismo no setor público. Duas palavras que são objetos constantes do interesse de gestores municipais que desejam a formação de cidades modernas. Àqueles que querem enfrentar os desafios socioeconômicos de seus municípios, investindo no empreendedorismo, na inovação e na gestão pública mais eficiente, o Sebrae MA lançou o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), na última quarta-feira (30), no Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís.
O diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho, destacou a importância da iniciativa. “A premiação estimula e incentiva junto às administrações municipais a incorporação de desafios por melhor desempenho em termos de eficiência, eficácia e efetividade de resultados no setor público para a sociedade; é como se muda a realidade dos municípios maranhenses, com ações e boas práticas. Esperamos uma volumosa adesão ao PSPE, agradecendo a confiança do público desta premiação, depositada ao Sebrae”, declarou o executivo.
Já o secretário da Casa Civil do governo do Maranhão, Sebastião Madeira, frisou o importante papel do Sebrae no apoio aos gestores municipais. “A atuação do Sebrae é digna de reconhecimento. Comparo o Sebrae ao processo de circulação sanguínea. Por sua capilaridade, o Sebrae faz chegar às células (os municípios e empreendedores) o combustível, o conhecimento e o apoio necessário para que se desenvolvam. Exatamente por essa capacidade, o governador Carlos Brandão acaba de firmar a parceria com o Sebrae, por meio do programa Cidade Empreendedora, para levar ações, soluções e melhorias para mais 71 municípios do estado. A ideia é ampliar cada vez mais esse apoio, junto com o Sebrae. É um privilégio contar com uma instituição com esse perfil”, explicou o secretário.
Premiando boas práticas – O PSPE é um instrumento de reconhecimento às prefeituras e suas boas ações para estimular negócios, gerar oportunidades e dinamismo econômico e promover transformações na realidade dos municípios, tendo como base a força dos pequenos negócios. Poderão participar da premiação prefeitos e administradores regionais de todos os municípios maranhenses, que tenham implementado iniciativas exitosas, com resultados alcançados até 30 de novembro de 2023. As inscrições poderão ser feitas no site. E o evento de premiação será realizado em 2024.
Nesta primeira edição do PSPE, a premiação contemplará dez categorias: Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo e Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora e Governança Territorial.
Recomendação – Durante a solenidade de lançamento do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, a prefeita de Matinha Linielda Cunha recomendou aos gestores públicos a participação na iniciativa. “É uma grande satisfação participar deste grande evento, que é o lançamento do PSPE. A nossa história com o Sebrae vem de vários anos; é uma parceria intensa que nos ajuda a alcançar metas voltadas para a qualidade de vida dos matinhenses. Como vencedora do prêmio, recomendo a participação no prêmio”, elogiou Linielda.
Em junho de 2022, Linielda Cunha foi vencedora do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE). O projeto premiado, denominado “Educar para Empreender”, assegurou à gestora a premiação nacional na categoria “Empreendedorismo na Escola”. A iniciativa beneficia estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em Matinha.
Quem também comentou a relevância da premiação foi o prefeito de Grajaú, Mercial Arruda, presente ao lançamento. É uma alegria enorme participar desse evento. Nossa administração municipal tem uma parceria consolidada com o Sebrae e queremos participar da premiação este ano novamente, mostrando projetos e ações que estão transformando o nosso município”, frisou Arruda.