De barbeiro a prefeito: Nilton Everton é eleito em Matinha

Nilton Everton durante convenção partidária, em Matinha. Foto: Divulgação.

MATINHA – Nilton Everton (PRD) foi eleito, neste domingo (06), o novo prefeito de Matinha para os próximos quatro anos. Ao fim da apuração, Nilton teve 53,36% dos votos. Foram 9.091 votos no total.

Dados: Tribunal Superior Eleitoral

Em segundo lugar nas urnas, Florimar Bastos (PL), obteve 34,39% dos votos, no total, 5.858 matinhenses votaram no ex-vereador e ex-presidente da Câmara.

Narlon Silva (PSDB), atual vice-prefeito de Matinha ficou em terceiro lugar na disputa pela prefeitura, totalizando 2.087 votos, o que corresponde a 12,25% do eleitorado.

De ex-barbeiro a chefe do executivo municipal, Nilton Everton herda o poder e a máquina administrativa liderada pela prefeita Linielda e seu esposo Eldo Jorge, no comando do município desde 2017.

Deputado Rodrigo Lago, Nilton Everton, Linielda e Eldo Jorge durante comício, em Matinha. Foto: Divulgação.

De família política, Nilton Everton é filho do ex-vereador Nenê de Gaudêncio, nasceu no povoado Itans, e se mudou para o povoado Ilha Verde aos 7 anos. O bisavô e avô do mais novo prefeito de Matinha também são ex-vereadores.

Aos 19 anos, Nilton Everton se mudou para São Luís, onde trabalhou como comerciário na Rua Grande, onde mais tarde atuou como representante de vendas. Ainda na capital, após ficar desempregado, se profissionalizou e trabalhou como barbeiro.

Em 2007, voltou para Matinha e seguiu na profissão nas barbearias do município, até se tornar servidor público, após aprovação em concurso público. Nilton Everton foi secretário de finanças de Matinha de janeiro de 2017 até outubro de 2024, quando se afastou para concorrer às eleições.