VIANA – Uma equipe de alunos do IFMA Campus Viana se tornou bicampeã na 42ª Jornada de Foguetes, realizada de 28 a 31 de agosto, no Hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí – RJ. Os estudantes da instituição participantes da disputa conquistaram a medalha de ouro com o 5º melhor lançamento da história do evento nacional, batendo 337,5 metros de distância. Eles competiram com cerca de 70 equipes.
Este é o segundo ano consecutivo em que os alunos do campus são campeões gerais. No evento deste ano, a equipe campeã, AEA.Galaxy, foi formada pelos estudantes Adrian Kenay Borges da Silva, Elias Martins Rocha e Andrey Santos Lopes. Praticamente esse mesmo grupo, o time GEA, com os alunos Adrian Kenay Borges da Silva, Elias Martins Rocha e Guilherme Henrique dos Santos Monteiro, já havia feito história, ao ganhar o 1º lugar geral da Jornada de Foguetes em 2022, com o melhor lançamento da edição, a 302,10 metros, e um dos dez maiores lançamentos oficialmente registrados pela organização.
Adrian Kenay Borges da Silva, ao refletir sobre sua participação na edição deste ano da Jornada de Foguetes, compartilhou sua visão, afirmando: “A Jornada de Foguetes é um evento incrível que nos concedeu muito aprendizado e experiências novas. É o local onde colocamos em prática toda a nossa incansável preparação e desafios enfrentados. Também não tenho palavras para expressar a felicidade que é ter cumprido com êxito essa missão, resultando na conquista do nosso bicampeonato.”
Por sua vez, Andrey Santos Lopes destacou a sua experiência na MOBFOG, dizendo: “Minha experiência na MOBFOG foi enriquecedora. A competição experimental de foguetes me permitiu aprender muito, conhecer pessoas incríveis e celebrar a ciência e a exploração. Foi uma jornada emocionante.” Elias Martins Rocha complementou: “O evento foi muito informativo. Pude trocar experiência com outras pessoas do Brasil inteiro, isso foi único.”
Esses relatos ilustram a diversidade de perspectivas e o impacto positivo que a Jornada de Foguetes teve sobre seus participantes. Os campeões foram acompanhados pelo professor Thiago Mourão Pereira. O campus apoiou a ida dos estudantes com passagens, inscrição, hospedagem e alimentação.
A Jornada de Foguetes é realizada desde 2009 e possibilita o intercâmbio de conhecimento e inovação entre professores e alunos a nível nacional. O objetivo é incentivar o protagonismo juvenil e o engajamento na ciência. A integração dos estudantes com as demais equipes permite ainda a troca de ideias sobre os projetos desenvolvidos e suas contribuições para a ciência.