VIANA – Escritores, artistas, poetas e acadêmicos de Viana, município localizado na Baixada Maranhense, contam agora com um novo espaço dedicado para a literatura e difusão artística. Nesta quinta-feira (8) o Governo do Maranhão inaugurou a sede própria da Academia Vianense de Letras (AVL) Patrona Anica Ramos.
O projeto de edificação cultural da Sede da Academia foi aprovado e construído sob a regência da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (9.437/2011), por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).
A Lei Estadual de Incentivo à Cultura é um instrumento de fomento e difusão da produção cultural no Estado, que se destina ao financiamento de projetos artísticos e culturais, por meio de recursos oriundos da renúncia fiscal do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) a partir do faturamento de uma determinada empresa patrocinadora. A obra de construção da AVL contou com o patrocínio do Grupo Mateus.
A pedra fundamental da sede da AVL foi lançada em 2019 e a obra de construção do prédio foi finalizada em abril de 2021. O projeto arquitetônico preservou as características originais do antigo centro histórico colonial da cidade de Viana, respeitando especificamente os moldes de um casarão erguido em 1835, onde viveu um ilustre personagem da história vianense, o farmacêutico Ozimo Carvalho, um dos patronos da AVL. O sobrado onde Ozimo Carvalho viveu, situava-se exatamente no mesmo terreno onde foi construída a nova sede.
Com 19 anos de existência, a AVL ganha prédio próprio. “É a realização de um sonho coletivamente sonhado por todos os acadêmicos. Parabéns a Viana por este momento e à Academia que conseguiu ter sua sede própria”, disse a presidente da AVL, Fátima Travassos. A sede da AVL vai passar a integrar “o patrimônio artístico e cultural da cidade de Viana, a serviço da literatura e das artes” do município.
“A materialização da sede da Academia representa maior aproximação da cultura com a sociedade e da sociedade vianense com a produção artística que será disponibilizada pela Academia Vianense de Letras. O prédio, que resgata as características originais dos casarões coloniais da cidade, também deve estimular a atividade turística no município”, avalia Fátima Travassos, autora do pedido de doação do prédio onde foi erguida a nova sede, ainda em 2017, quando assumiu a diretoria da Casa.
O secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, parabenizou a população de Viana pela inauguração da sede da AVL, destacando a importância do equipamento para estimular novas gerações de leitores e escritores da região.
“É uma honra participar da entrega de um prédio que certamente fará a diferença para as futuras gerações vianenses. Um novo espaço dedicado à literatura e às artes em geral, só vai engrandecer ainda mais a bela história da cidade de Viana”, sublinhou Anderson Lindoso.
A nova sede da AVL dispõe de teatro-auditório, camarim, anfiteatro na área externa, salas administrativas, salão destinado a mostras e exposições, entre outras instalações.