MATINHA – Na cidade de Matinha existem muitos talentos e futuros promissores, e para dar ainda mais visibilidade a esses talentos matinhenses, o Portal Matraca conversou com os jovens Rennan Pinheiro e Kauê Belfort, que vêm se destacando na Terra Querida pela competência, destreza e mestria no fascinante mundo da arte e da ilustração.
Rennan Pinheiro é um jovem de 19 anos e um dos grandes destaques no cenário da arte em Matinha. Há alguns anos o jovem vem se destacando por seu talento no desenho e sua sensibilidade na ilustração.
Rennan afirma que seu interesse pelo desenho surgiu desde criança observando seus tios que são pintores: “Pelo convívio e por sempre estar nesse meio artístico, olhando seus trabalhos e as vezes ajudando eles a fazer, acabou me levando para o mesmo ramo do desenho”, conta.
O jovem recebeu recentemente na comemoração do aniversário dos 73 anos de emancipação política e administrativa de Matinha o certificado de honra ao mérito e conta como foi receber o reconhecimento.
“Essa é a terceira vez que recebo o certificado, as duas primeiras foram por ganhar em primeiro lugar no concurso artístico e literário do governo do Maranhão e, agora, por ser o criador do brasão do município, é sempre muito gratificante receber uma premiação assim, porque isso torna minha arte reconhecida, valorizada, não só como um passa tempo, mas como um trabalho para a vida”.
Além de ser o criador do brasão do município, Rennan fez a logo da secretária da juventude e alguns trabalhos em conjunto com a própria secretaria.
Ao falar sobre o reconhecimento por ser um dos responsáveis pela criação do brasão oficial da cidade, Rennan conta que espera que isso possa trazer mais visibilidades aos artistas locais.
“É uma grande honra fazer parte disso, de mostrar que nossa cidade tem artistas talentosos, isso mostra que temos talentos que ainda possam ajudar a crescer ainda mais o nome do nosso município”, diz.
Na arte do brasão, os símbolos como a enxada, o arroz e a mandioca representam o trabalho de um povo nobre que batalhou muito para que a cidade pudesse crescer e se desenvolver. A mangueira recorda os mangueirais da cidade, que é conhecida como a “terra da manga”, e os peixes simbolizam a piscicultura e a diversidade dos campos e lagos da “terra querida”.
Outro jovem matinhense bastante conhecido por seu talento é Kauê Belfort, de 16 anos. Ele conta com mais de 8 mil seguidores no Instagram, e seu foco principal é criar desenhos realistas de famosos, o que já lhe rendeu visualizações de várias estrelas.
“O desenho é um caminho no qual eu ainda estou trilhando, mas planejo sim continuar nessa área, e possivelmente me formar futuramente em algo que envolva desenho, e me tornar um profissional de vez”, relata o artista.
Sobre sua grande visibilidade nas redes sócias, Kauê conta que acha bem legal a forma como as pessoas vêem o desenho realista. “Para muitos o realismo é uma coisa surpreendente, e essa atração que o desenho tem, faz com que as pessoas se aproximem. E sem falar que as redes sociais têm me ajudado bastante a chegar até as pessoas. Minha evolução acontece pelo fato que eu sempre estou buscando formas novas de reproduzir imagens, e as técnicas que eu mais uso sem dúvida é a anatomia do rosto, que é as formas geométricas no desenho e a grade, que impede que o desenho fique torto na folha”, explica o jovem.
O jovem possui um currículo admirável de famosos que já notaram seu trabalho, como por exemplo o narrador Galvão Bueno. “Eu sinto uma felicidade imensa, pode parecer que não, mas a gente se sente muito honrado, e é meio que um combustível que nos motiva a seguir em frente”, conta Kauê.
“A mensagem que eu deixo, é que nunca deixe de acreditar em você se você ama o desenho tanto quanto eu, não desista do seu sonho”, diz o artista aos jovens que se inspiram no seu trabalho.