Baixada: Municípios são contemplados com equipamentos para fortalecer agricultura familiar

No centro de branco, o prefeito de Viana, Carrinho Cidreira. O município foi uma das cidade contempladas com os equipamentos do Proinf. Foto: Divulgação.

BAIXADA – O Governo do Maranhão, por meio do Sistema da Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma), anunciou nesta sexta-feira (08), um pacote de mais de R$ 4,5 milhões para fortalecer a agricultura familiar do estado.

O Governo assinou ordem de serviço para construção de 16 Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água em localidades rurais do estado. Ao todo, 14 municípios serão contemplados beneficiando cerca de 4 mil pessoas com água encanada de qualidade para consumo e para a produção de alimentos.

Além da construção dos Sistemas de Abastecimento, foram entregues equipamentos por meio do Projeto de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais (Proinf), um programa executado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com o Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).

Mais de R$ 400 mil foram destinados para aquisição de caminhões, motocicletas, barracas de feiras, freezer, seladora, balanças e caixas plásticas visando a implantação e fortalecimento das feiras itinerantes agroecológicas e postos de comercialização da agricultura familiar no Território da Cidadania Campos e Lagos.

Os equipamentos adquiridos pelo Proinf beneficiarão 330 famílias em 12 municípios da Baixada Maranhense: Arari, Cajari, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Pedro do Rosário, Penalva, São Bento, São João Batista, São Vicente Ferrer, Viana e Vitória do Mearim.

O Governo do Maranhão informou que a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) receberá os equipamentos e fará a gestão dos materiais e das feiras, em atendimento à demanda do Colegiado Territorial Campos e Lagos.


Curta a página do Portal Matraca no Facebook, siga-nos também no Instagram Twitter, e acompanhe-nos também no LinkedIn. Informações e sugestões de reportagens, envie para o nosso WhatsApp(98) 98434-5425.