Cadastro Ambiental Rural beneficia comunidades quilombolas em Viana

Comunidade Remanescente de Quilombo Santa Helena II. Foto: Divulgação.

VIANA – Nesta terça-feira (4), o Escritório Regional da AGERP Viana, por meio do Sistema de Agricultura Familiar (SAF, Agerp e Iterma) realizou a entrega dos recibos coletivos do Cadastro Ambiental Rural (CAR), beneficiando comunidades quilombolas do município de Viana, na Baixada Maranhense.

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS

As comunidades beneficiadas foram Quilombo Santa Helena II, Quilombo Mucambo II e Quilombo Santa Rosa I. Com esse cadastro, essas comunidades remanescentes agora terão direito a uma série de benefícios, como acesso a crédito.

O CAR é o registro do domicílio rural, garantindo acesso do agricultor e agricultora familiar às políticas públicas, assim como o crédito. No Maranhão, o programa é executado pela SAF, com o apoio dos Escritórios Regionais da Agerp.

Desde dezembro de 2019 o Governo do Estado deu início ao CAR em todo o estado, por meio do projeto Mais Sustentabilidade no Campo, e conta com investimentos de R$ 41 milhões do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoiado pelo Fundo Amazônia.

Serão realizados 182.500 cadastros nos 217 municípios para agricultores familiares individuais e territórios coletivos como os povos tradicionais: quilombolas, quebradeiras de coco, extrativistas, pescadores e assentamentos estaduais.


Curta a página do Portal Matraca no Facebook, siga-nos também no Instagram Twitter, e acompanhe-nos também no LinkedIn. Informações e sugestões de reportagens, envie para o nosso WhatsApp(98) 98512-7130.