BAIXADA – Na Regional do IBGE em Viana, cerca de 26 agentes censitários concluíram o treinamento nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Eles irão gerenciar e supervisionar a coleta de informações para o Censo Demográfico 2022, que começará a ser feito a partir do dia 1º de agosto em todo o país.
Os agentes censitários conheceram os procedimentos de percurso e cobertura dos setores censitários, conceitos dos quesitos que estão nos questionários (amostra e básico) e receberam orientações quanto à abordagem ao entrevistado, especialmente durante a visita às terras indígenas e territórios quilombolas.
Na Baixada Maranhense, a Agência de Pesquisa do IBGE, em Viana, coordenará os trabalhos da instituição durante o Censo 2022 nos municípios de Arari, Cajari, Vitória, Matinha, Penalva, Olinda Nova do Maranhão, São João Batista, São Vicente Ferrer e Cajapió.
“O Censo Demográfico 2022 é um grande desafio, é uma operação censitária que vai chegar a casa de cada morador do Brasil, em cada domicílio do Brasil, e nós estamos na expectativa de começar e fazer um bom trabalho aqui na nossa região”, disse o Coordenador Regional do IBGE em Viana, Giano Cutrim, em entrevista à Rádio e TV Maracu.
Nos 10 municípios da região, cerca de 190 recenseadores irão atuar no Censo Demográfico 2022, visitando e entrevistando os moradores em cada domicílio. Os questionários do Censo começam a ser aplicados a partir do dia 1º de agosto em todo o país.