Cidades da baixada receberão kits de higiene e limpeza para terreiros e quilombos doados pelo Governo e UNICEF

Mãe Nonata da Oxum recebe doação do UNICEF. Foto: Mateus Costa/Governo do Maranhão.

BAIXADA – Os municípios de Anajatuba, São Bento, São Vicente Ferre e Vitória do Mearim, na Baixada Maranhense, vão receber kits de higiene e limpeza para terreiros e comunidades quilombolas doados pelo Governo do Estado em parceria com o UNICEF.

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS

O objetivo da ação é ajudar na prevenção da Covid-19 e favorecer a adequada higiene de quilombolas e membros de comunidades de terreiros de matriz africana. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Igualdade Racial.

A ação solidária distribuirá 6 mil kits de higiene e limpeza, sendo 1.500 em terreiros e 4.500 em quilombos, beneficiando comunidades vulneráveis com itens como sabonete, creme dental, sabão liquido e em pó e produtos de desinfecção de pisos.

Na Grande Ilha, a ação ocorre em terreiros de matriz africana nos municípios de São Luis, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, beneficiando 60 terreiros das áreas Centro-Liberdade, Bairro de Fátima-Coroadinho, Cidade Operária-Zona Rural, Anil-Turu, além dos outros municípios da Ilha, que receberão 1.500 kits contendo os itens necessários para a limpeza do local e higiene pessoal.

Além dos municípios da baixada, os kits de higiene e limpeza serão entregues em comunidades quilombolas de Bacuri, Bacurituba, Cajapió,     Cedral,     Guimarães, Icatu, Itapecuru-Mirim, Lima Campos, Previdente Vargas, São Luis Gonzaga, Serrano do Maranhão e Vargem Grande também serão beneficiados.

Estes municípios têm uma grande população de comunidades remanescentes de quilombolas em situação de vulnerabilidade pelo contágio do Covid-19 e os itens entregues ajudarão os quilombolas a se prevenir da doença, gerando um impacto positivo no controle da pandemia nos quilombos.

Além do Maranhão, o UNICEF está em parceria com outros entes para a entrega de 400 toneladas de produtos de higiene e limpeza para comunidades vulneráveis nas cidades de Belém (PA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Manaus (AM), Recife (PE) e Salvador (BA), beneficiando mais de 470 mil pessoas.


Curta a página do Portal Matraca no Facebook, siga-nos também no Instagram Twitter, e acompanhe-nos também no LinkedIn. Informações e sugestões de reportagens, envie para o nosso WhatsApp(98) 98512-7130.