SÃO JOÃO BATISTA – A motivação é o combustível que impulsiona as pessoas a realizar sonhos e atingir grandes feitos. Foi pensando nisso, que o Portal Matraca, decidiu contar uma dessas histórias inspiradoras, vivida por experiências de uma jovem protagonista de sua própria vida.
Maria Luiza Soares Dominici, de 18 anos, natural de São João Batista, é uma jovem que desde muito cedo começou a se dedicar aos estudos em prol do seu desenvolvimento intelectual.
No Enem de 2021, Maria Luiza foi aprovada para cursar Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ela se dedicou muito aos estudos para alcançar seu objetivo, tanto que ocupava o seu dia com uma rotina de estudos acirrada de forma integral.
Na rotina de estudos, aulas e exercícios pela manhã e pela tarde, conteúdo que era relembrado nas revisões aos sábados e, aos domingos, um merecido descanso.
Para treinar e se sair bem no vestibular, Maria Luiza escrevia duas redações por semana, com o objetivo de aprimorar a escrita, além de conciliar com suas atividades escolares.
No ensino médio, Maria Luiza teve o que considera ser algumas pequenas ‘falhas’, mas nada que muita dedicação e esforço não conseguisse vencer e dar a volta por cima. Esforço que foi de extrema importância para abrir novas portas e caminhos de oportunidades.
Mas isso só foi possível com a importantíssima ajuda dos professores de Maria Luiza. A estudante lembra com carinho do professor de biologia Márcio Mendonça, e da professora de espanhol Rosete Rodrigues, além dos professores do curso técnico, Danielle Borralho e Ruy Rodrigues, essenciais para a sua trajetória.
“Fiquei muito emocionada ao ver que meus esforços não haviam sido em vão e, em simultâneo, grata por conseguir o que almejei”, diz Maria Luiza.
Uma das principais motivações para o interesse de Maria Luiza pelo Direito, foi o fato de muitas pessoas da sua família trabalharem na área, além de já ter feito um curso técnico em Serviços Jurídicos, quando decidiu seguir a carreira.
A vida da jovem protagonista sempre foi marcada por conquistas advindas do seu esforço, e uma dessas grandes vitórias, foi a oportunidade de fazer um intercâmbio para a Argentina.
Na escola onde estuda, no Instituto de Educação Ciências e Tecnologias do Maranhão (IEMA), surgiu a oportunidade de intercâmbio para os estudantes, que poderiam escolher como destino Argentina ou Canadá, com um total de oito vagas.
Embora o processo tenha sido árduo, mais uma vez, Maria Luiza conseguiu passar na seleção. Em intervista ao Matraca, Luiza contou que a prova contava com 40 questões objetivas, e os estudantes que conseguissem passar na primeira fase, fariam uma prova oral, inteiramente na língua escolhida, no caso dela, espanhol. Novamente, Maria Luiza obteve êxito e passou entre os quatro estudantes com destino a Argentina.
Já no intercâmbio, ela passou 4 meses com a sua ‘host family’. Ela conta que as experiências foram incríveis, e cooperaram de forma significativa para o seu desempenho profissional e pessoal, “gostaria de dizer que esse intercâmbio abriu muitas portas, posso dizer que sou bilíngue graças a ele”, conta a jovem.
A vida de Maria Luiza, nos inspira a sermos persistentes naquilo em que acreditamos. “Se esforcem e não deixem de tentar, mesmo que esteja muito duro de continuar, além de tentar não procrastinar. Entretanto, sem deixar de viver por isso, tudo precisa ter equilíbrio, porque se não, uma hora vão estar esgotados”, diz a jovem.