Coronavírus: municípios da baixada articulam solicitação de leitos ao Governo do MA

Foto: Julyane Galvão/Governo do Maranhão

VIANA – Ontem (14) os Secretários de Saúde dos 11 municípios que integram a Regional de Viana se reuniram para discutirem a situação e o avanço do Coronavírus na baixada maranhense. Na pauta, as estratégias de enfrentamento à Covid-19, a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a importância do isolamento social.

Os municípios, assim como todo o país, vêm enfrentando dificuldade para adquirir os EPIs para serem usados pelos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus.

Outro tema muito discutido na reunião, foi a importância da população seguir as recomendações das autoridades sanitárias quanto ao isolamento social, e da importância dos municípios manterem suas estratégias de enfrentamento à pandemia.

Neste quesito, muitos municípios vêm mantendo as barreiras sanitárias para fiscalizar a chegada de pessoas de outras cidades ou estado com casos confirmados de Coronavírus. Em um novo decreto, Governo Estadual manteve os serviços essenciais funcionando, e flexibilizou os serviços não essenciais com fiscalização.

Frente a isso, muitos municípios da baixada decidiram reabrir os serviços não essenciais, como Viana e São João Batista. Na entrevista coletiva concedida pelo Governador Flavio Dino na manhã desta quarta-feira (15), o governador disse que respeita as decisões dos prefeitos, porque cada administração tem suas competências, mas que cada gestão deve seguir as orientações de prevenção e adotar o bom senso.

Os municípios da Regional de Viana estão articulando uma solicitação para ser enviada ao Governo do Maranhão, para que se estude a conclusão de ao menos 10 leitos na unidade do Hospital Regional que está sendo construído em Viana.

Segundo o Secretário de Saúde de Matinha, José Orlando, esse documento vai ser assinado pelos prefeitos da Regional e pelos seus respectivos secretários de saúde.

Ainda na reunião, os munícios receberam da Regional uma pequena quantidade de EPIs, “mas em quantidade mínima”, disse o Secretário. José Orlando contou ainda que cada município vai analisar agora sua situação quanto a aplicação dos decretos ou sobre a flexibilização do comércio para os serviços não essenciais.

Os municípios que integram a Regional de Viana são: Bacurituba, Cajapió, Cajari, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Palmerândia, Penalva, São Bento, São João Batista, São Vicente Ferrer e Viana.


Curta a página do Portal Matraca no Facebook, siga-nos também no Instagram Twitter, e acompanhe-nos também no LinkedIn. Informações e sugestões de reportagens, envie para o nosso WhatsApp(98) 98512-7130.