MATINHA – Em meio à pandemia de Covid-19, o Ministério da Saúde está mobilizando a população a fabricar as próprias máscaras de pano, utilizando tecidos que podem assegurar uma boa efetividade, se forem bem desenhadas e higienizadas corretamente.
Em Matinha, pequenas empresárias viram na crise uma oportunidade de negócio, e uma forma de complementar a renda em um momento de perda de postos de trabalho e diminuição do poder de compra em todo o país. (Veja no final da matéria onde adquirir máscaras de pano em Matinha).
RELACIONADAS
- Em Matinha, estrada que dá acesso à Ponta Grossa terá barreira policial, diz Prefeitura
- Paciente com atividade por Penalva testa positivo para Covid-19 em São Luís
Com a pandemia, Ana Lúcia, que trabalha como costureira há muitos anos e produz vários tipos de cortes e modelos, além de fardamentos, camisas personalizadas e roupas de festas, não vem tendo muitos pedidos.
“Diante da situação que nós estamos vivendo, eu comecei a fazer as máscaras, já que não estou tendo pedidos de encomenda de roupas, então tomei a iniciativa de fazê-las para comercializar e complementar a renda”, diz a costureira.
A confecção de máscaras caseiras tem se tornando um fenômeno mundial e qualquer cidadão pode fazer a sua em casa.
Além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus, protegendo você e outras pessoas ao seu redor.
“Uma amiga enfermeira diante da dificuldade em que o Brasil está tendo de importar Equipamento de Proteção Individual (EPI), pediu que eu fizesse umas máscaras laváveis para ela, surgiu então a ideia das confecções de máscaras laváveis, que são feitas de tricoline de algodão e forro impermeável”, conta Moema Costa Lemos, costureira que também viu as encomendas por medida ficarem escassas com a crise.
As costureiras contam que por enquanto, as vendas estão dando um alívio no orçamento em casa. As máscaras custam R$ 5,00, más há condições negociáveis dependendo da quantidade, os clientes podem adquirir individualmente, pacotes ou lotes para empresas.
Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém.
As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.
Onde adquirir máscaras caseiras em Matinha:
- Ana Ateliê: Francisco das Chagas Araújo, próximo a igreja Madureira;
- WhatsApp: (98) 98906-7271;
Ateliê Arte Divina: Rua Juarez Silva Costa, próximo ao Sindicato dos Pescadores;
- WhatsApp: (98) 98857-9568; Intagram: @atelie_artedivina_
Curta a página do Portal Matraca no Facebook, siga-nos também no Instagram e Twitter, e acompanhe-nos também no LinkedIn. Informações e sugestões de reportagens, envie para o nosso WhatsApp: (98) 98512-7130.