Educação: apenas Matinha e Vitória do Mearim alcançam meta do Busca Ativa Escolar na unidade regional de Viana

Imagem ilustrativa. Foto: Sumaia Villela - Agência Brasil.

BAIXADA – Embora o acesso à educação seja um direito constitucional, crianças e adolescentes abandonam os estudos ou nem mesmo chegam a ser matriculados em escolas todos os anos.

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS

Os municípios de Matinha e Vitória do Mearim foram os únicos da Unidade Regional de Viana, na Baixada Maranhense, que alcançaram a meta do Busca Ativa Escolar, programa desenvolvido em municípios voltado para a identificação das crianças e dos adolescentes que estão fora da escola, ajudando-os a voltar às salas de aula, permanecer e aprender.

O reconhecimento veio por meio de envio de certificado, assinado pelo presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Maranhão (Undime), Marcony Wellython Oliveira Pinheiro e do Secretário de Estado da Educação, Felipe Costa Camarão.

Em nota interna, a Secretaria Municipal de Educação de Matinha ressaltou que o “certificado mostra o quanto é importante buscar uma educação de qualidade e ter uma equipe compromissada”, a nota ressalta, também, o trabalho da “Secretaria de Assistência Social que demonstra a dedicação e o profissionalismo no enfrentamento da exclusão escolar”, diz o texto.

A Regional de Viana é composta pelos municípios de Arari, Bacurituba, Cajapió, Cajari, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Penalva, São Bento, São João Batista, São Vicente de Férrer, Viana, Vitória do Mearim.

Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

  • Certificado Matinha aqui;
  • Certificado Vitória do Mearim aqui;

Curta a página do Portal Matraca no Facebook, siga-nos também no Instagram Twitter, e acompanhe-nos também no LinkedIn. Informações e sugestões de reportagens, envie para o nosso WhatsApp: (98) 98512-7130.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here