BAIXADA – A Policia Militar confirmou a prisão de índios da etnia Akroá-Gamela nas delegacias das cidades de Matinha e Viana na tarde desta quinta-feira (18). As prisões aconteceram por volta do meio-dia.
Segundo as primeiras informações, os indígenas foram presos durante um protesto contra a Equatorial Energia, que está construindo uma linha de transmissão e que, segundo os indígenas, passa por dentro de suas terras, o que eles são contra.
Ainda segundo as informações, há relatos de que, durante os protestos, dois veículos da empresa foram incendiados, ocasião em que a Polícia Militar foi chamada.
Logo após as prisões, índiosda etnia Akroá-Gamela bloquearam a MA-04 entre as cidades de Matinha e Viana, fechando uma das principais vias de acesso da Baixada Maranhense.
O local da manifestação fica próximo ao povoado Itaquaritiua. Os indígenas carregaram e atearam fogo em troncos de madeira para bloquear a passagem dos veículos. Segundo as primeiras informações, apenas ambulâncias estão passando.