Matinha: aberta semana de enfrentamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Foto: Divulgação.

MATINHA – “Faça bonito, proteja nossas Crianças e Adolescentes”, esse é o tema da Semana de Enfrentamento ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, aberta oficialmente nesta terça-feira (12), em Matinha, na baixada maranhense. No município, as atividades fazem referência ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio.

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS

Devido à pandemia do Novo Coronavírus, muitos municípios da baixada não vão realizar a campanha, mas em Matinha, a semana de enfrentamento conta com uma programação online, a fim de conscientizar a população sobre a importância de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Mesmo com essa crise, nos desdobramos para realizar a campanha e atingir algum público”, disse Wedson Garcia, responsável pela campanha no município. Entre as atividades, no dia 18 de maio, às 19h30, o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) faz uma live com o tema “O combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em época de isolamento social”.

História

O 18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.


Curta a página do Portal Matraca no Facebook, siga-nos também no Instagram Twitter, e acompanhe-nos também no LinkedIn. Informações e sugestões de reportagens, envie para o nosso WhatsApp(98) 98512-7130.