Matinha: Câmara aprova projeto do Executivo sobre isenção de taxa de iluminação

Foto: Reprodução Instagram/@terraquerida_

MATINHA – Em uma sessão extraordinária na manhã desta sexta-feira (15), a Câmara Municipal de Matinha aprovou um projeto de lei do Executivo nº 005/2020, que trata sobre a isenção do pagamento da contribuição de iluminação pública, no período de abril a junho de 2020.

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS

Pelo projeto aprovado, serão beneficiados consumidores de energia elétrica regularmente cadastrados no programa de Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

Ainda na sessão, os parlamentares aprovaram um requerimento dirigido a prefeita Linielda Nunes Cunha, para fins de adoção de providências para cessar os preços abusivos da carne bovina e do peixe comercializados no âmbito do município, e a fiscalização e providências para a alta de preço de outros produtos essenciais  como medicamentos e itens de alimentação.

Devido à pandemia, os parlamentares discutiram, ainda, sobre a viabilidade de instituir um sistema de deliberação remota para realizarem as sessões legislativas por meio do aplicativo “Whatsapp”, em virtude da atual crise sanitária. A ideia foi bem recebida pala casa.

 Após a sessão, os vereadores estiveram reunidos com a Prefeita Linielda Nunes Cunha e com a Procuradora do Município, Ana Eulália Leal Ribeiro,  onde foram discutidas questões sobre o crescente número de infectados e as medidas de contigenciamento da Covid-19 no município.

A conversa girou em torno de possíveis soluções aos problemas que o Executivo Municipal vem enfrentando diante das medidas já adotadas até o momento (decretação do estado de emergência em saúde pública e demais medidas de combate ao coronavirus), principalmente sobre as medidas de combate a proliferação do vírus.

Na discussão, foi sugerido a manutenção do estado de emergência, a manutenção das atividades comerciais essenciais, e a flexibilização do funcionamento das atividades declaradas não essenciais, ambas com limites de dias e horários de abertura e fechamento, determinando aos proprietários manter as medidas de higienização e para evitar a aglomeração nos estabelecimentos.

Também foi sugerido ao Executivo, a possibilidade da instauração medidas mais duras para frear o avanço do Novo Coronavírus, como o toque de recolher da população, até às 20h. A fiscalização do cumprimento destas medidas estaria a cargo de equipes da Gestão Municipal com apoio da Polícia Militar.


Curta a página do Portal Matraca no Facebook, siga-nos também no Instagram Twitter, e acompanhe-nos também no LinkedIn. Informações e sugestões de reportagens, envie para o nosso WhatsApp(98) 98512-7130.