Casos de Coronavírus aumentam em Matinha e prefeita concede entrevista e avalia cenário da pandemia

Foto: Divulgação.

MATINHA – A prefeita de Matinha, Linielda Nunes Cunha, concedeu uma entrevista nesta segunda-feira (4), para falar sobre a situação da pandemia do Novo Coronavírus no município. Ontem (3), um idoso de 79 anos natural do Ceará foi a primeira vítima da Covid-19 na cidade. (Para assistir a entrevista clique aqui).

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS

Na entrevista concedida à TV Online de Matinha, a prefeita fez uma avaliação da situação da pandemia no município, e antecipou que o número de casos confirmados subiu para 20. O novo boletim será divulgado ainda nesta segunda.

Pela situação, “nós já aguardávamos um óbito, mas nós não queríamos”, disse a gestora. A prefeita fez um apelo à população para que siga as recomendações a fim de evitar a propagação do Coronavírus no município.

“Nosso modo de vida, nossa cultura, o ritmo que nós tínhamos e poucos estão mudando, hoje não são mais adequados”, disse Linielda se referindo ao descumprimento das medidas de prevenção, como o distanciamento social.

Ontem, durante o enterro da primeira vítima de Covid-19, houve tumulto no Cemitério Municipal, pessoas que moram perto do cemitério queriam impedir o sepultamento do corpo, temendo uma possível infecção. Na entrevista, Linielda destacou que todas as medidas de prevenção, desde o diagnóstico no Hospital Municipal foram tomadas, incluso durante o translado.

“O corpo tem que ser enterrado no cemitério, o que falo é que todas as medidas foram tomadas para uma possível contaminação dos profissionais que estavam manuseando o corpo, e uma vez enterrado, eu volta a disser, nós temos que focar as nossas forças para todos nós que estamos em trânsito, caminhando, realizando as nossas tarefas, fora ou dentro de casa”, disse.

Lockdown 

Na entrevista, a prefeita foi questionada sobre a possibilidade de decretar o Lockdown, medida quando ocorre o bloqueio total das atividades no município. Linielda disse que essa possibilidade já está sendo estudada pelo governo municipal, mas há limitações, como aspectos geográficos.

A MA-14, por exemplo, não pode ser bloqueada pela administração para impedir a passagem de veículos e pessoas. Segundo Linielda, é necessário um efetivo maior do que existe hoje em Matinha, o que dificulta a execução de um plano como esse. A medida está sendo avaliada e, caso seja aplicada, segundo a prefeita, que seja efetiva no cumprimento das medidas.  

Outras cidades da baixada, como Cajapió, São Bento e Palmeirândia já anunciaram o fechamento das principais vias de acesso aos municípios. Linielda destacou que essas cidades possuem uma geografia muito diferente da de Matinha, com poucas vias de acesso, por exemplo.

Lotérica

Sobre as aglomerações na Lotérica para o saque do Auxilio Emergencial do Governo Federal, a prefeita revelou que já está sendo estudada uma forma de melhorar o atendimento e a organização das filas, como a montagem de tendas e cadeiras para os usuários do estabelecimento.

Para poderem receber o benefício nesta segunda-feira, muitas pessoas passaram a noite na fila.

Distribuição dos casos

A pesar dos boletins informativos não trazerem o detalhamento dos casos de infecção por Covid-19 no município, a prefeita explicou que atualmente há cinco casos na zona rural. Sendo três casos no Povoado Ilha Verde, dois casos em São Francisco. Os demais casos se concentram na sede.


Curta a página do Portal Matraca no Facebook, siga-nos também no Instagram Twitter, e acompanhe-nos também no LinkedIn. Informações e sugestões de reportagens, envie para o nosso WhatsApp(98) 98512-7130.