MATINHA – A Prefeitura de Matinha começou, recentemente, um plano de arborização urbana no município. O Projeto “Por uma Matinha arborizada, com mais conforto térmico e oxigenação” é tocado pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, que fez o plantio de ipês coloridos em diversos pontos da cidade para melhorar a arborização dos locais.
As árvores, no entanto, não criaram raízes, as mudas foram roubadas. O plantio foi feito em pontos como a Praça da Igreja Assembleia de Deus, Praça Juarez Silva Costa e na Av. Major Heráclito Alves da Silva.
Nesta terça-feira (01), a Prefeitura publicou uma nota de repúdio e indignação. “Os roubos das mudas são atos de vandalismo. Repudiamos veementemente tais ações e conclamamos a sociedade matinhense que nos ajude a fiscalizar”, diz a nota.
As mudas foram doadas pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, por intermédio do professor Gusmão, membro do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM).
Os ipês roubados ajudariam a dar um toque especial na beleza cênica da “Terra da Manga”, pois é uma das plantas mais famosas e utilizadas na arborização urbana. Em Matinha, as mudas levadas eram de ipês coloridos. Como ficaria a “Terra Querida” toda colorida, com cores vivas e vibrantes?
Leia, na íntegra, a nota publicada pela Prefeitura.