Mudas de ipês plantadas para melhorar arborização urbana são roubadas em Matinha

Mudas de ipês plantadas para melhorar arborização urbana são roubadas em Matinha
Mudas de ipês plantadas na Praça da Igreja Assembleia de Deus, em Matinha. Foto: Divulgação.

MATINHA – A Prefeitura de Matinha começou, recentemente, um plano de arborização urbana no município. O Projeto “Por uma Matinha arborizada, com mais conforto térmico e oxigenação” é tocado pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, que fez o plantio de ipês coloridos em diversos pontos da cidade para melhorar a arborização dos locais.

As árvores, no entanto, não criaram raízes, as mudas foram roubadas. O plantio foi feito em pontos como a Praça da Igreja Assembleia de Deus, Praça Juarez Silva Costa e na Av. Major Heráclito Alves da Silva.

Mudas de ipês plantadas para melhorar arborização urbana são roubadas em Matinha
Mudas de ipês roubadas na Av. Major Heráclito Alves da Silva. Foto: Divulgação.

Nesta terça-feira (01), a Prefeitura publicou uma nota de repúdio e indignação. “Os roubos das mudas são atos de vandalismo. Repudiamos veementemente tais ações e conclamamos a sociedade matinhense que nos ajude a fiscalizar”, diz a nota.

As mudas foram doadas pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, por intermédio do professor Gusmão, membro do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense (FDBM).

Os ipês roubados ajudariam a dar um toque especial na beleza cênica da “Terra da Manga”, pois é uma das plantas mais famosas e utilizadas na arborização urbana. Em Matinha, as mudas levadas eram de ipês coloridos. Como ficaria a “Terra Querida” toda colorida, com cores vivas e vibrantes?

Leia, na íntegra, a nota publicada pela Prefeitura.