Municípios da Baixada Maranhense iniciam vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 e 11 anos

Vacinação contra a Covid-19. Foto: Divulgação/Governo do Maranhão.

BAIXADA – As prefeituras da Baixada Maranhense começam a anunciar o início da vacinação contra a Covid-19 para crianças de 5 e 11 anos. No estado, o início do esquema vacinal pediátrico começou na última sexta-feira (14), em São Luís.

As cidades de Bacurituba, Matinha e São Bento largaram na frente e anunciaram a aplicação da primeira dose. Em Matinha, a vacinação para essa faixa etária começa nesta terça-feira (18), em Bacurituba acontece nesta quarta-feira (19), já em São Bento a aplicação do imunizante será nos dias 20 e 21.

Foto: Divulgação.

A prioridade é para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas. 

O Maranhão receberá 50 mil doses de vacina do imunizante Pfizer. O Ministério da Saúde fará a entrega de doses semanais até contemplar aproximadamente um milhão de crianças no Maranhão nesta faixa etária. 

Cabe a SES fazer a distribuição dos imunizantes aos 217 municípios, dentro de 48h após a chegada das vacinas, por meio de transporte aéreo e terrestre. A expectativa da SES é que a aplicação da primeira dose da vacina para crianças entre 5 e 11 anos seja concluída até o mês de março.

Vacinação

Em todo o Brasil, a vacinação infantil ocorrerá em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas. 

A vacina para crianças de 5 a 11 anos tem diferenças em relação à que foi aplicada nos adultos. Será aplicada uma versão específica do produto, com dosagens e frascos diferentes, mas com o mesmo princípio ativo.

A responsabilidade pela aplicação local dos imunizantes é das prefeituras municipais, mas, além do inicial do processo vacinal, o Governo do Estado vai garantir aplicação da vacinação pediátrica em equipamentos estaduais voltados para o público infantil, como a Casa da Apoio Ninar e o Shopping da Criança.