Por que Matinha é um município chave na guerra contra o coronavírus? Entenda

Povoado Itans é um dos polos de psicicultura no Maranhão. Foto: Dayane Costa/Governo do Maranhão

Embora Matinha não seja um município com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Maranhão, e esteja distante de alcançar o Produto Interno Bruto (PIB) de cidades com intensa atividade econômica no estado, como Imperatriz, por exemplo. Matinha é, sem dúvida, um dos poucos municípios do estado com um papel crucial na guerra contra o novo coronavírus no Maranhão.

Os efeitos gerados pela pandemia não só estão fazendo milhares de vítimas pelo mundo, mas também está sufocando a economia do país. Assegurar o abastecimento de alimentos e insumos no estado, é uma poderosa forma de enfrentar à Covid-19. Neste quesito, a terra da manga tem sua importante e indispensável participação.

Como faz isso? Com a Estrada do Peixe, que liga Matinha ao povoado Itans, entregue pelo Governo do Estado em novembro de 2019, e que, hoje, é um importante canal de escoamento da produção da comunidade de piscicultores. Os peixes cultivados abastecem, entre outros locais, os supermercados da capital maranhense.

Produção de peixes em Matinha. Foto: Dayane Costa/Governo do Maranhão

Por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), equipes atuam na construção, manutenção e conservação das vias, visando garantir condições de trafegabilidade, permitindo assim, que a população maranhense não fique desassistida.

O impacto do trabalho, esforço e dedicação das 80 famílias que integram a Associação dos Produtores (as) Rurais de Piscicultura e Pesca Artesanal do Povoado Itans e circunvizinhos (APPI), leva alimento para a mesa de milhares de maranhenses neste momento de isolamento social.

A via dá acesso a 15 povoados de Matinha e mais cinco do município de Viana, e possibilita que os insumos cheguem mais rápido aos produtores, aumentando a capacidade produtiva e o escoando mais rápido e eficiente.

APOIO AOS CAMINHONEIROS

A respeito dos serviços de manutenção da estrada, o secretário da Sinfra, Clayton Noleto, lembra que as medidas tomadas visam garantir a segurança, também, dos caminhoneiros, profissionais importantes no transporte de alimentos e insumos. “Nós estamos dando continuidade às atividades de recuperação de rodovias em todas as regiões do Maranhão para garantir a trafegabilidade. Além do trabalho de suporte aos caminhoneiros, com ações que oferecem condições de trabalho a esses profissionais fundamentais”, afirma.

Estrada do Peixe, em Matinha. Foto: Dayane Costa/Governo do Maranhão.

Nos últimos dias, o Governo do Maranhão tem publicado vários decretos com o objetivo de de frear a propagação do vírus, mas essas medidas não proibiram a circulação de cargas nas estradas, por considerar um serviço fundamental, tornando o trabalho dos caminhoneiros imprescindível, tendo em vista que é necessária a chegada de insumos e alimentos para abastecer a população.

O documento afirma que não serão suspensos os serviços nos locais de apoio para o trabalho dos caminhoneiros, como, por exemplo, borracharias, oficinas e serviços de manutenção e reparação de veículos, assim como restaurantes e pontos de parada e descanso, às margens de rodovias, que continuarão em funcionamento.


Curta a página do Portal Matraca no Facebook, siga-nos também no Instagram Twitter, e acompanhe-nos também no LinkedIn. Informações e sugestões de reportagens, envie para o nosso WhatsApp(98) 98512-7130.