MATINHA – Com o objetivo de ampliar a produção de conteúdo informativo direcionado para a cidade de Matinha e segmentado também para a Baixada Maranhense, o time do Portal Matraca cresceu e conta agora com mais duas redatoras.
São as jovens Larissa Carneiro, da cidade de Matinha, e Thaís Fonseca, de São Vicente Ferrer, ambas com 17 anos. As jovens foram selecionadas no primeiro programa de mentoria do portal, destinado a jovens interessados em jornalismo e na produção de conteúdo informativo.
Ao longo de quase dois meses, as jovens tiveram aulas online sobre jornalismo comunitário, métodos e técnicas aplicadas ao jornalismo, WordPress, ética e informação, redes sociais, dentre outros temas.
No time Matraca e sob orientação do Diretor de Redação, Leonardo Azevedo, as jovens terão autonomia para propor, produzir e publicar conteúdo em múltiplos formatos.
“Estou muito feliz por ter encontrado Larissa e Thaís, aos poucos estamos montando um time com pessoas que realmente têm paixão pelo jornalismo, paixão por comunicação”, disse Leonardo Azevedo.
As novas redatoras são estudantes do ensino médio, e no Matraca vão se dedicar a pautas frias (notícia/reportagem não factual que independe da urgente publicação).
“Desde criança eu sempre fui muito curiosa e sempre gostei de comunicação, e com essa oportunidade, eu espero poder contribuir para a história do jornalismo na minha cidade”, contou Larissa.
“De certa forma eu sou privilegiada com essa chance de poder fazer e aprender, porque não é comum encontrarmos uma oportunidade como essa aqui na nossa região”, disse Thaís.
Neste último sábado, dia 02 de outubro, o time completo se reuniu em Matinha para a gravação de chamadas para apresentar aos leitores as novas colaboradas do portal.
O Portal Matraca foi lançado em janeiro de 2020 sendo hoje mais uma opção ao jornalismo comunitário feito na região de Matinha e da Baixada Maranhense.
Ao longo de quase dois anos já foram mais de 600 matérias publicadas, uma comunidade de mais de 10 mil seguidores nas redes sociais e mais de 200 mil acessos no site desde o lançamento do portal.