MATINHA – A nova sede do Poder Legislativo matinhense que será construída na Av. Major Heráclito Alves da Silva, fará uma homenagem ao ex-vereador José Mário Cunha Rabêlo, que dará nome ao novo prédio da Câmara Municipal de Matinha.
O Plenário Legislativo da casa receberá como homenagem, o nome do ex-vereador José Silva Bastos. Já a Tribuna Legislativa, usada pelos parlamentares e pela população durante as sessões, levará o nome da ex-vereadora Ana Penha Nunes.
A Galeria da Memória Legislativa, que guardará e zelará da história e da vida democrática da cidade de Matinha e dos parlamentares, será batizada com o nome da ex-vereadora Ana Rita Amaral Da Silva.
As homenagens atendem ao que dispõe no Projeto de Lei 001/2022, de autoria do vereador Márlio de Zé Mário. O projeto foi aprovado pelo plenário da casa, em sessão solene, no dia 11 de abril.
Com a aprovação, o Poder Legislativo fica autorizado a confeccionar e afixar as placas de identificação e homenagem na fachada da sede, no plenário, na tribuna e na galeria da memória da sede própria da Câmara Municipal de Matinha, quando inaugurada.
José Mário Cunha Rabêlo
O Vereador José Mário Cunha Rabêlo, conhecido popularmente como Zé Mário, nascido aos 14/12/1954, filho de Maria de Lourdes Cunha Rabêlo e Raimundo Bastos Rabêlo. Foi casado com a professora Maria do Livramento Cunha Rabêlo com quem teve quatro filhos.
Zé Mário foi lavrador e comerciante que se mudou da zona rural para a sede do município no final da década de 70, após a nomeação de sua esposa como professora da rede estadual de educação, ingressando na política em 1982 a partir de sua base a comunidade de Ilha Verde, com incentivo e apoio político do seu tio João Bastos Rabêlo que também foi vereador. Eleito vereador por quatro legislaturas, de 1983-1988, 1989-1992, 1997-2000 e 2005-2008, Zé Mário exerceu o cargo de Presidente da Câmara no período de 2007-2008. Além de vereador, concorreu e foi eleito Vice-Prefeito no ano de 2008 compondo chapa com Emanoel Rodrigues Travassos (2009-2012).
Cidadão íntegro, respeitado, solidário, fortalecido na fé, que se dedicou à política até os últimos dias de sua vida, quando em 05 de agosto de 2016 despediu-se fisicamente deste plano, deixando valoroso legado familiar, de amizades e de trabalho para com a coisa pública e com as pessoas que foram privilegiados com a sua existência e companheirismo.
José Silva Bastos
O Vereador José Silva Bastos, conhecido popularmente como “Zezeca”, também lavrador e comerciante da comunidade de Ilha Verde. Cidadão íntegro e lutador que foi casado com Ana Maria Pinheiro Bastos com quem teve 16 filhos. Zezeca foi eleito vereador em 1976, exercendo mandato de 1977-1983 conforme verificado no arquivo documental da Câmara de Vereadores (livro de registro de posse de vereadores – tombo nº 01). Zezeca faleceu precocemente em 1988 em decorrência de infarto do miocárdio.
Ana Penha Nunes
A Vereadora Ana Penha Nunes popularmente conhecida como “Ninita”, figura como a primeira mulher no Legislativo do Município de Matinha, conforme pesquisa documental em arquivo da Câmara de Vereadores (livro de registro de posse de vereadores – tombo nº 01). Ninita foi esposa de Lourival Amaral Nunes com quem teve sete filhos. Ninita foi servidora pública estadual e veio a falecer no início da década de 90, devido a problemas cardíacos.
Ana Rita Amaral Da Silva
A Vereadora Ana Rita Amaral Da Silva, enfermeira, parteira que teve sua vida dedicada à saúde da população Matinhense. Servidora pública estadual e municipal com vasto trabalho no Hospital Municipal Dr. Afonso Matos, estimando-se que a população Matinhense atualmente com mais de 40 anos em sua maioria nasceram pelas mãos desta consagrada militante da saúde, ao todo a enfermeira Ana Rita possivelmente realizou mais de 10 mil partos em sua vida de trabalho para a saúde pública.
Além da saúde, Ana Rita teve valorosa contribuição na política, sendo eleita vereadora por três mandatos: 1959-1963, 1973-1976 e 1983-1988 (livro de registro de posse de vereadores – tombo nº 01), bem como vale registro que ainda formou composição como candidata a Vice-Prefeita na chapa liderada por Pedro Carlos dos Santos no ano de 1976, eleição vencida por Aristóteles Passos Araújo. Ana Rita faleceu no dia 29/06/2000, deixando sua marca humana e social neste município.