Prefeitura de Matinha realiza 1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF

Prefeitura de Matinha realiza 1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF
Prefeitura de Matinha realiza 1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF. Foto: Divulgação.

MATINHA – A Prefeitura de Matinha por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizam na última quinta-feira (10), o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef da edição 2021-2024.

O objetivo do Seminário foi promover o debate sobre medidas de enfrentamento de todas as formas de violência na infância e na adolescência. O debate foi feito por meio de rodas de conversa, oficinas e exposição dos resultados alcançados pelo município na edição anterior da certificação.

Matinha_Prefeitura realiza 1 Fórum Comunitário do Selo UNICEF (5)
Prefeitura de Matinha realiza 1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF. Foto: Divulgação.

O evento contou também com a com a participação de membros do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), que falaram sobre a importância do evento para a promoção e garantia dos direitos na infância.

O Fórum serviu para debater novas ações do programa no município, e assim fortalecer as políticas públicas municipais voltadas às crianças e aos adolescentes, junto ao UNICEF.

O que é

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Para que serve

Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo UNICEF é espontânea. 

O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global  acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.