Promotora pede explicação a Semus por baixa taxa de vacinação em Arari

Imagem ilustrativa. Foto: Divulgação-Governo do Maranhão.

ARARI – O Ministério Público do Maranhão instaurou, nesta quinta-feira (6), Procedimento Administrativo para fiscalizar o cumprimento das metas pelo município de Arari, preconizadas pelo Ministério da Saúde, no âmbito da política de imunização, e quais são as estratégias adotadas pela gestão municipal, para alcançá-las.

CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS

O MPMA determinou ainda, que o Secretário Municipal de Saúde (SEMUS) de Arari, apresente em 48 horas, uma justificativas para a baixa cobertura vacinal ostentada pelo município, assim como para que encaminhe o Plano de Ação, contendo as estratégias que serão adotadas para contornar o problema, para fins de atingimento das metas preconizadas pelo Ministério da Saúde, devendo o expediente ser instruídos com os dados sobre cobertura vacinal do município, extraídos do documento “Coberturas Vacinais de Rotina 2020”.

Assinou a manifestação ministerial a titular da Promotoria de Justiça de Arari, Patricia Fernandes Gomes Costa Ferreira.

Especificamente quanto à Campanha Nacional contra o Sarampo, O MPMA expediu também um ofício à SEMUS, solicitando que informe, no mesmo prazo de 48 horas, quantas doses foram aplicadas; quantas há em estoque; e quais estratégias vêm sendo adotadas pela gestão para atingir o público alvo de 20 a 49 anos, devendo o expediente ser instruídos com anexar os dados extraídos da consulta ao SIPNI, bem como apontar a população estimada do município que é alvo da campanha.

As recomendações foram publicadas hoje, no Diário Eletrônico do Ministério Público, a integra pode ser acessada aqui.


Curta a página do Portal Matraca no Facebook, siga-nos também no Instagram Twitter, e acompanhe-nos também no LinkedIn. Informações e sugestões de reportagens, envie para o nosso WhatsApp(98) 98512-7130.